Telefones : 239 241 917 | 239 241 122
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Empresa Inovadora

 
 
 

 

Coimbra na Vanguarda Tecnológica para Detecção do Cancro da Mama

 
O Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra foi criado em Outubro de 1983, na Rua Pedro Monteiro, 122, ocupando uma pequena área de 80 m2, tendo mudado a sua sede em Maio de 1994 para a Av. Calouste Gulbenkian, ocupando actualmente uma área útil de 300 m2, assim distribuídos:
> 1 Salas de Mamografia Digital, 3 Gabinetes Médicos dotados de Ecógrafos e de Estações Digitais de leitura de exames (Work Station), munidas de Sistema CAD (Computer Aided Detection), 1 Gabinete de Densitometria Óssea e restantes serviços de apoio.
 
 
 
 
Qual é o âmbito da atividade do Centro de Senologia?
 
O Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra desenvolve a sua actividade em diversas áreas da Radiologia/Imagiologia:
a) Imagiologia Mamária, em todas as suas vertentes, incluindo as suas diversas técnicas de intervenção;
b) Ecografia geral, com realce na área da patologia mamária;
c) Compete-lhe e executa ainda exames de Osteodensitometria, de grande importância na avaliação da robustez óssea da mulher pós-menopáusica.
 
 
 
De entre os médicos especialistas que cá trabalham, qual o número de especialistas que se dedicam em exclusividade a atividade da Senologia?
 
Actualmente trabalham no Centro de Senologia 7 médicos, todos especialistas em radiologia, concretamente à Imagiologia Mamária e Radiologia de Intervenção que lhe está associada, designadamente as Cito-punções e Punções biópsicas (“Core” Biópsias), estereotáxicas ou ecoguiadas.
 
 
 
 
 
Em termos técnicos qual é a diferença para o sistema que utilizava anteriormente?
 
Em termos estritamente técnicos, o objectivo é substituir a imagem única da mama com sobreposição de todos os tecidos que a integram por várias imagens de pequenas (milimétricas) fatias da mama, conseguidas através de um curto movimento de angulação (15 / 25 graus) da ampola.
 
 
 
Em que consiste esta nova tecnologia?
 
O Centro de Senologia de Coimbra acaba de adquirir um novo Equipamento de mamografia capaz de executar a mamografia digital convencional (2D) e também a sua mais recente tecnologia, designada Tomossíntese (Mamografia 3D) – FUJIFILM Amulet Innovality. Trata-se de uma tecnologia, cuja investigação se iniciou em 1992 e só muito recentemente foi considerada definitivamente eficaz e aconselhável no rastreio e diagnóstico precoce do cancro da mama. Este Leia mais
 
 
 
 
 
Na perspetiva do paciente, esta técnica denominada de “Tomossíntese” em que difere da técnica que utiliza atualmente, e quais as vantagens em termos de diagnóstico?
 
É importante realçar que a Tomossíntese e a Mamografia Digital Convencional (2D) são realizadas no mesmo aparelho, em simultâneo ou em diferido, sem qualquer desconforto adicional para a mulher o aumento significativo da dose de radiação na mama. É igualmente importante que a mulher saiba que não é necessária qualquer preparação especial para fazer este exame, cuja execução tem, na prática, a mesma simplicidade da Mamografia Convencional.
 
 
 
Na sua opinião, a partir de agora far-se-ão melhores diagnósticos, no Centro de Senologia de Coimbra?
 
Na sua vertente médica, a Tomossíntese é sem dúvida o maior e mais recente avanço da Mamografia, fornecendo ao radiologista uma visão mais clara e mais precisa da mama e dos seus componentes anatómicos (N imagens de N “fatias” da mama), minimizando o efeito negativo da sobreposição de todo o tecido mamário, como acontece na Mamografia Convencional (2D). Resulta assim possível identificar de forma muito mais clara e eficaz qualquer anomalia ... Leia mais
 
 
 
 
 
CONCLUINDO
 
Creio estarmos de facto perante uma tecnologia já com suficientes provas dadas para que possamos considerá-la irreversível e que a curto/médio prazo irá certamente substituir integralmente a Mamografia Digital Convencional (2D), com reais benefícios práticos de vária ordem e em diversos campos da Senologia, em particular na sua vertente Imagiológica, designadamente no Rastreio e Diagnóstico precoce do Cancro da Mama.