Telefones : 239 241 917 | 239 241 122
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Empresa Inovadora

 
 
 

 

Coimbra na Vanguarda Tecnológica para Deteção do Cancro da Mama

 
O Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra foi criado pelo Dr. Dário Bettencourt de Oliveira e Cruz, em Outubro de 1983, na Rua Pedro Monteiro, tendo mudado nos anos 90 para a atual sede no Edício Cruzeiro, na Avenida Calouste Gulbenkian, usufruindo de um espaço distribuído por: Sala de Mamografia Digital, 3 Gabinetes Médicos dotados de Ecógrafos e de Estações Digitais de leitura de exames (Work Station), Gabinete de Densitometria Óssea e restantes serviços de apoio (receção, área de marcação e levantamento de exames, sala de realização de relatórios, entre outras áreas complementares).
 
 
 
 
Atividade do Centro de Senologia e Ecografia
 
O Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra desenvolve a sua atividade em diversas áreas da Radiologia/Imagiologia:


a) Imagiologia Mamária – Mamografia, incluindo técnicas de intervenção como Biópsia e Punção;

b) Ecografia Geral;

c) Densitometria Óssea, de grande relevância na avaliação da mulher pós-menopáusica.
 
 
 
Nova Tecnologia
 
O Centro de Senologia de Coimbra possuí equipamento de mamografia capaz de executar a mamografia digital convencional (2D) e a mais recente tecnologia, designada Tomossíntese - Mamografia 3D (FUJIFILM Amulet Innovality), eficaz no rastreio e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Este equipamento aprovado pela FDA - Instituição Americana com grande idoneidade científica local e mundial, veio manter o primado da QUALIDADE, desde sempre uma prioridade para o nosso consultório.
 Leia mais
 
 
 
 
 
Vantagens da Tomossíntese – Mamografia 3D
 
É importante realçar que a Tomossíntese e a Mamografia Digital Convencional (2D) são realizadas pelo mesmo aparelho, em simultâneo ou em diferido, sem qualquer desconforto adicional para a mulher ou aumento significativo da dose de radiação na mama.

A tomossíntese, em termos estritamente técnicos, veio substituir a imagem única da mama por várias imagens milimétricas de “fatias” da mama, conseguidas através de um curto movimento de angulação (15 / 25 graus) da ampola.
Para a realização deste exame não é necessária qualquer preparação especial, uma vez que a sua execução tem, na prática, a mesma simplicidade da Mamografia Convencional.
 
 
 
Diagnósticos Fidedignos
 
Do ponto de vista médico, a Tomossíntese foi um enorme avanço da mamografia, uma vez que permite ao médico radiologista uma visão mais clara e precisa da mama e seus componentes anatómicos (N imagens de N “fatias” da mama).
Trouxe a esta àrea a possbilidade de uma identificação mais clara e eficaz de qualquer anomalia mamária, incluindo a sua forma, dimensão e localização exacta (3D).
Assim a tomossíntese veio:

  • Aumentar a sensibilidade e eficácia da mamografia para a presença de pequenas lesões ou microcalcificações, sobretudo em mamas densas/muito densas (padrão fibroso).
  • Aumentar a especificidade da mamografia, permitindo excluir lesões consideradas duvidosas/suspeitas na mamografia convencional, evitando exames evasivos como biópsias ou outros procedimentos desnecessários.
  • Melhorar a caracterização das lesões (forma, dimensão e localização), com impacto positivo na abordagem e decisão terapêuticas.
  • Em termos quantitativos:
  • Aumento da deteção do cancro da mama;
  • Redução da realização de biópsias e outros exames evasivos;
  • Redução da reconvocação para “aferição diagnóstica” de mulheres integradas em Programas de Rastreio Organizado (Comunitário).
 
 
 
 
 

 

Suma

 
O consultório disponibiliza aos seus utentes uma tecnologia com provas dadas, e que tendencialmente substituirá a Mamografia Digital Convencional (2D), com reais benefícios práticos nos campos da Senologia, particularmente na vertente Imagiológica, designadamente no Rastreio e Diagnóstico Precoce do Cancro da Mama.